Programa Acolher doa kits para gestantes de Itabuna

Débora Santos se disse satisfeita com o acompanhamento que recebeu
Ascom

 

A gestante Débora Santos se disse satisfeita com o acompanhamento que recebeu do Programa de Acolhimento a Gestantes – Acolher, mantido pela Prefeitura de Itabuna, por intermédio da Secretaria da Assistência Social. Débora que está no oitavo mês de gestação, foi uma das 27 contempladas com o kit enxoval gratuito que lhe foi entregue na quarta-feira, 4, pelo secretário  José  Carlos Trindade em cerimônia simples contando com a presença do secretário de  Planejamento e Tecnologia, o vice-prefeito Wenceslau Junior.

Débora Santos relatou que foi muito importante ser acompanhada e orientada pelos profissionais de Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia do Acolher. “Participei de todas as reuniões com diversos temas entre eles parto, alimentação, direito das gestantes e do bebê entre outros assuntos. Mas o que mais gostei foi a abordagem sobre amamentação por ser minha primeira gestação. Também foi válido o atendimento do psicólogo, pois sofria de insônia”, relatou.

O secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade, disse que o programa de acolhimento a gestantes é uma iniciativa que a Prefeitura mantém, mas que por determinação do prefeito Claudevane Leite a assistência será ampliada para incluir também os bebês até final do governo. “A orientação que temos recebido é para que as futuras crianças sejam incluídas em programas sociais, tenham boas condições de acolhimento nas creches e educação infantil de qualidade”, afirmou. 

A coordenadora do Acollher, Cássia Melo, disse que cada uma das gestantes recebe um kit enxoval contendo banheira, fraldas descartáveis, fraldas de tecidos, cueiros, lençóis, conjuntos de pente e escova, cotonetes, lavandas, etc. Segundo ela, a assistência prestada às mulheres conta com uma equipe multidisciplinar dedicada. “Estamos confiantes no apoio e calor humano dado às gestantes carentes. Afinal, durante a gestação a mulher precisa de acolhimento”,  conclui.